quinta-feira, 7 de abril de 2011

Poker como sistema de RPG (Dust Devils)


O "Rpg de gaveta" dos meus sonhos era um estilo "faroeste" usando como sistema dados de poker.

Além disso sempre tive vonmtade de jogar um sistema com "mestragem randômica", ou seja, na qual diferentes jogadores assumiriam o papel de mestre durante a mesa.


Qual não foi a minha (otima) surpresa ao descobrir um sistema que tinha essas duas coisas (no caso, o Dust Devils usa poker mesmo e não dados de poker).


A idéia do sistema é bem simples: O "Dealer" inicial propoe uma ambientação (como os personagens em um saloon esperando uma chance de libertar um comparsa da prisão).


A partir daí, o desenvolvimento da aventura muda a cada rodada ou cena relevante, com quem tiver a mão com a carta mais alta a cada vez.

Cada personagem tem 4 atributos básicos: Hand (simbolizada pelo naipe de espadas), que são as habilidades físicas do personagem, "Eye" (Ouros) que define a inteligência e a percepção do personagem, "Guts" (Paus) que definem o hummm "Culhão" do personagem (coragem, força de vontade, etc); e "Heart" (Copas) que definem a competência social do personagem.


Além disso o personagem pode ter algumas "Knacks", que são as habilidades do personagem, como atirar, cavalgar, etc, e que darão o numero de cartas que podem ser substituidas em uma mão.

O personagem traz, ainda, em sua ficha, uma ou duas frases que o definem, como "burro feito uma porta" ou "Fedido feito um gambá", e a cada vez que essa frase se comprovas, ele ganha um bônus de uma carta extra.


E, mais importante, o jogo traz o conceito de "Devil". Devil (diabo) é algum objeto ou fixação do personagem, contra a qual ele luta constantemente para não ser dominado. Esta idéia é bem interessante, e é uma constante em filmes de "Bang Bang", como "Por um punhado de doláres" que um dos persomagens tinha fixação em um relógio com musica (era da filha, assassinada pelo vilão), ou em "Imperdoáveis" , em que Clint tinha de lutar contra sua natureza vil quando bebia uisque.


O jogo tem tres "suplementos" que permiterm adaptações para o japão feudal ("Ronin"), mesas de espionagem (Deathwish) e neo-noir (Concrete Angels).


Os sucessos são definidos a partir da qualidade da mão obtida (par, dois pares, trinca, full house, etc) e, em algumas situações, precisam superar a mão do mestre (dealer - ou "carteador") da rodada.


É um sistema interessante, bem alternativo, mas que deve se beneficiar apenas de jogadores mais experientes, que consigam manter o clima sombrio da mesa. Recomendadíssimo.


Brega

7 comentários:

  1. Poxa, que legal! Atualmente estou fascinado com o poker e um rpg nesse estilo me pegou! Será que encontro aqui no Brasil para vender? Vou dar uma pesquisada.

    Abraço e valeu pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Onde eu axo esta maravilha!? Passa pra mim um link, por favor!Muitissíssíssíssíssíssíssíssíssíssímo agradecido.

    ResponderExcluir
  3. José,

    Não é dificil de achar por meios "pouco lícitos" mas por uma questão de acordo entre os organizadores, nós não divulgamos links para baizar material sem termos a certeza de que é material aberto.

    Nós vamos na contramão da maioria dos blogs de RPG de divulgação, mas se o advogado da turma aconselha algo, a gente obedece que temos juizo, hehe.

    Abraços

    Brega

    ResponderExcluir
  4. Este é um RPG que a um bom tempo eu tento emplacar na minha mesa de jogo. Devido a estarmos entrando na onda Indie, e por não termos muito tempo disponível para jogos, talvez agora eu consiga fazer um playteste deste jogo. Já há algum tempo tento rolar o Dust Devils, mas sem exito.

    ResponderExcluir
  5. Fala Rodrigo,
    Cara dia 17 vamos jogar isso no Saia da Masmorra, aqui no Rio (não sei de que cidade você fala).

    Seja como for, depois comento como foi.

    Brega

    ResponderExcluir
  6. Uma outra boa resenha, pelo pessoal da metagamers, pode ser encontrado aqui:
    http://metagamers.com.br/2012/02/dust-devils-o-velho-e-poeirento-oeste/

    ResponderExcluir
  7. Deu algum tilt na caixa de mensagens da postagem deles, mas se alguém da Metagamers ler isso, s´p para dielogiar a resenha.

    ResponderExcluir