quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Happy Birthday, Robot

FELIZ ANIVERSÁRIO, ROBOT!

Um dos mais divertidos  e criativos RPGs Indie de todos os tempos, sem dúvida, é "Happy Birthday, Robot".

O joguinho é simples e parece um bocado com aquelas brincadeiras que muita gente fez (eu inclusive) de um monte de gente sentar e cada um incluir uma frase para a história em ordem, dando umas narrativas engraçadas e insanas.

É um pouco a idéia deste RPG, onde toda "aventura" começa com uma frase "Feliz Aniversário Robot" e, a partier daí, cada jogador, em seu turno vai rolando até tres dados especiais ("Blank"; "AND" ou "BUT"). O sistema também pede cerca de 20 moedas, mas que podem ser de qq tamanho contanto que tenham cara e coroa (elas são usadas como Bônus" para sentenças).

Enquanto os turnos e frases vão sendo construídas, um caderno de notas vai formando a história, que pode dar de um robô e um menino trocando de corpos a um robô amigo de um pato que sonha com as estrelas.

O Lado RUIM do RPG é o seguinte: As regras para sentenças funcionam um pouco melhor para o inglês. Não que não possa ser bem feito em português, mas algum pequeno ajuste (e rápido) pode precisar ser feito se a mesa sentir necessidade.
Outra dificuldade é que o RPG usa dados com as sentenças "And" e "But" que, a não ser que tenha dados em branco (por acaso eu tenho, mas foi sorte) tem de improvisar com um d6 normal
(ou um dado de fudge), mas nada que tire o sono de ninguém.

A parte visual é bonitinha, mas ordinária, o que, no caso, é perfeito, porque aumenta um pouco a impressão de desenhos feitos "em casa".

UM LADO MUITO POSITIVO do jogo é que ele pode ajudar pais e professores de inglês (em minha opinião) a ajudarem alunos , de forma mais do que lúdica, a brincarem um pouco com a gramática inglesa (alias, professores de qualquer língua podem adaptar as regras e fazerem isso). O RPG tem regras extremamente simples e não deve (acho) ser de maiores dificuldades para isso.


Gostei bastante e recomendo.
Brega

Nenhum comentário:

Postar um comentário