sábado, 12 de maio de 2012

Warhammer Fantasy Roleplaying


Em 1986 a Games Workshop, uma bem sucedida empresa de jogos de guerra britânica, lançava seu Warhammer Fantasy Role-Play. WFR não era para ser mais um jogo de RPG de fantasia, mas o jogo de RPG ambientado no cenário de seu bem sucedido universo de jogos de guerra Warhammer Fantasy, um mundo de batalhas épicas com uma cosmologia sombria e um cenário cheio de perígos e aventuras sem conta.
Quem conhece o Velho Mundo de WFR pode "ouvir" os "ecos" de um cenário mais antigo, Titan, criado pelos co-fundadores da empresa (e famosos escritores) Steve Jackson e Ian Livingstone co-criadores da linha Fithing Fantasy, no Brasil Aventuras Fantásticas.

    A dupla Steve Jackson e Ian Livingstone em 1976 mostrando o clássico Dugeons & Dragons 1ed White Box Collectors Edition de 1974 (reparem que a caixa e branca e não marrom como o da primeira ed.)


                                              Steve Jackson e Ian Livingstone hoje em dia, criadores de
                                            Aventuras Fantásticas e co-fundadores da Games Workshop

Warhammer fantasy incorpora os elementos clássicos de um jogo de RPG Oldschool, com lances de dados com somas complexas e uma miríade de opções para "mandar pra vala seus personagens". O jogo inovou em vários aspectos e ainda permitia a integração do jogo de guerra com o  jogo de RPG onde seus heróis podem lutar a frente de enormes exércitos de miniaturas usando as mesmas estatísticas do personagem de RPG . Ainda podemos citar as maravilhosas tabelas de críticos, tão apreciadas pelos jogaores da "velha escola". Outro elemento fantástico do jogo são os "Fate Point", que funcionam como "vidas extras" que os personagens podem usar para "se livrar" de situaçãoes que de outra forma acabariam com seus personagens.


                                          Mapa do Venho Mundo o cenário central do WFR

Conhecido por oferecer uma gama incrível de profissões aos jogadores para seus personagens e por permitir um estilo de jogo mais investigativo e diplomático o Warhammer Fantasy mescla a mecânica de "skill based characters" com o "classe characters builder” o primeiro mais utilizado em jogos de ficção e o outro em jogos de fantasia.

A evolução do personagem baseia-se na aquisição de novas "Carreiras" e no desenvolvimento dos "Profiles" e "Schemes" onde os "atributos" aumentão a cada novos schemes das novas carreiras, fazendo com que os jogadores possam jogar com personagens que passam por várias profissões.

                                                                   *           *            *

Dia 19 agora vou mestrar uma parte de uma campanha clássica da linha Warhammer Fantasy chamada, Doomstone e vou disponibilizar aqui os personagens para que os interessados já irem se acostumando com seus heróis.

CAPA DA PRIMEIRA PARTE DA CAMPANHA DOOMSTONES



PERSONAGENS













Espero todos vocês lá!!!

Fiquem com Deus!

Luciano Tolkien


2 comentários:

  1. fala luciano, muito bom ver o old school cativando novos jogadores e alegrando os antigos como nós. será que vc poderia reservar um lugar pra um supernerd sem mestre? rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Ok! Reservado!

    Abs

    Luciano Tolkien

    ResponderExcluir