sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Meus 10 livros de RPG ... (Brega Presley)

Aceitando a proposta de 10 livros de RPG na Semana Internacional do Livro, proposto por Diogo nogueira no blog  Pontos de Experiência, deixo aqui os meus 10 livros de RPG preferidos:


1)Cyberpunk 2020 (edição americana): A tradução da Devir tem uma série de falhas, mas nem é por isso, é que aprendi a jogar com o livro original e ainda uso termos em inglês.
Cyber 2020 é um bom livro, com bons conceitos (para a época e o melhor para traduzir o universo cyberpunk em aventuras (desculpem, mas Shadowrun seria excelente, se não tivesse uma cara de adaptação de fantasia para um cenário futurista, e Cyberpunbk Gurps não chega a apresntar nenhum conceito realmente inovador que n~çao esteja nos dois acima citados. Há outros bons livros, mais recentes, mas fico com o clássico).


2)Star Wars D6: Gosto do sistema bem mais do que o D20. Seja como for, é um produto ligado ao DNA da trilogia clássica, e só por isso já merece mais respeito.

3) H.O.L. Human Occupied Landfill: Poucas coisas na vida me arrancaram tão boas risadas como a leitura deste livro (e seu suplemento). É difícil de mestrar, mas é um divertido esculacho de RPG.

4) L5R: Segunda Edição: ainda que a terceira e a quarta tenham regras melhores, foi o primeiro que realmente li, então guardo um carinho especial pelos dois livrois (Mestre e Jogador). Fora isso o sistema ainda não tinha ficado com um embaralhamento (com trocadilho) de ambientação e linha histórica causada pelos campeonatos de Card Games.


5)Cybergeneration: Adoro a forma como solucionaram e reinventaram a ambientação de cyber 2020 aqui. É uma pena que seja um jogo praticamente desconhecido. Mas é uma boa opção para se jogar interpretando personagens adolescentes.

6) Dragon Age: Acho o sistema simples, enxuto e funcional. Minha melhor opção quando quero aventuras de fantasia. E é bom de jogar com a molecada.

7) KULT: Nunca, mas nunca mesmo, consegui produzir uma boa aventura no sistema.; Mas como jogador acho este sistema sombrio cheio de idéias originais e merecedor de todo o meu afeto.

8) Eclipse Phase: RPG futurista com uma visão sombria e assustadora. Usa idéias de tecnologia e humanidade até um pouco além do que os Cyberpunk levaram.

9) Dust Devils: Nem preciso dizer, para quem acompanha o blog, o quanto gosto deste sistema e ambientação.


10) Aqui é  o mais dificil, oporque significa deixar todo o resto de fora. Mas fico com Ruínas (imagem, acima, meramente ilustrativa), do Parejo e do Gabriel, sistema "de gaveta" que mereceria atenção de editoras, se um dia eles resolverem publicar (e falo isso há anos).  Simples, plástico e funcional sem perder uma boa capacidade interpretativa pelo caminho.

Brega Presley

4 comentários:

  1. Legal, Brega! Gostei da lista e quero que tu mestre alguns desses no SdM.

    Mas ninguém entendeu que é por livro do jogo e não sistema. Por exemplo, Dragon Age. Tu ficaria só com a caixa 1? Se quisesse as 3 caixas iria gastar 3 opções. Mas tá tranquilo. Me amarrei que vários blogs entraram na brincadeira!

    ResponderExcluir
  2. Só com a caixa 1 de Dragon Age. As outras nem tenho ainda. A unica "escapulida" da proposta, foi o L5r, que não era caixa, mas dois livros complementares na segunda edição. Mas como foi a unica exceção dos 4 livros (mais o revisado) achei que dava pra passar. Se precisar ser só um, fico com a terceira revisada, sem problema que gosto muito tbm.

    E tua proposta de lista é bem bacana. Além de sermos um bando de viciados em listas, a proposta é uma boa opção para se falar de coisas que gostamos.

    L5R (3a. ed.) devo mestrar em breve, no SDM, se quiser, bora jogar.

    ResponderExcluir
  3. onde se consegue o RPG RUINAS???? fiquei interessado pela imagem....

    ResponderExcluir
  4. A imagem não é do jogo, simplesmente achei uma que tem a verr com o tema. Onde conseguir o jogo é com o Parejo, que tento há uns 4 anos convencer os autores a escreverem o RPG.

    ResponderExcluir