quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

RESENHA - ANTES DE WATCHMEN

Olá amiguinhos!
 
Hoje minha missão é escrever para vocês sobre uma minissérie de HQ's que já foi sucesso lá fora, e aterrizou aqui no Brasil causando verdadeiro frisson entre os fans da série. É claro que estou falando da linha "Antes de Watchmen" (do inglês Before Watcmen), que é escrita e desenhada por vários autores da linha, e que visa contar o início de carreira de cada um dos integrantes deste excelente grupo de heróis. E não é só isso, a série ainda se dispos contar sobre personagens que foram patrulheiros das ruas antes da formação do grupo que são adorados pelo público como Minutemen e Moloch.

A linha no Brasil está no volume 7 (Dollar Bill e Moloch) de oito volumes previstos. Além disso, a linha conta com uma história secundária no final de cada uma das revistas denominada Curse of Crimson Corsair, sobre o pirata que faz parte da narrativa paralela de Watchmen,e  que está sendo ilustrado por John Higgins, que é colorista original da série. Os roteiros são escritos por J. Michael Straczynski (Dr. Manhatan, Coruja e Moloch), Darwyn Cooke (Espectral e Minutemen), Brian Azzarello (Rorschach e Comediante) e Len Wein (Ozymandias, Dollar Bill e Crimson Corsair). No Brasil, as revistas especiais de Dollar Bill e Moloch foram unidas. 


Por conta do falecimento de Joe Kubert que era arte finalista de alguns capítulos da série, o cronograma foi um pouco atrasado lá fora, o que acabou atrasando inicialmente a publicação no Brasil, mas já foi normalizado. Embora algumas edições extras tenham sido publicadas para "encher linguiça" como a  do Dollar Bill e a de Moloch visando tampar os buracos no atraso do cronograma de lançamento da série, esta fica acima da média da publicações de hq's mais recente, e tem momentos de tirar o fôlego.

A sacada genial da DC em mostrar o prologo desses heróis que rompem qualquer esteriótipo escritos originalmente por Alan Moore, trouxe algumas boas revelações (outras nem tão boas) para quem acompanha os quadrinhos, e muitas novidades para quem conheceu somente através do filme de Zack Snyder.



É claro que, instantaneamente, pensei: "olha, isso dá uma excelente aventura de RPG"! Olhando para o cenário dark de Watchmen, é fácil imaginar de primeira fazê-lo na ambientação de Mundo das Trevas, com a inserção de alguns elementos sobrenaturais que, embora não existam no mundo original da obra, podem trazer para uma campanha de RPG um pouco mais dramacidade. Olhando um pouco mais a fundo, vejo que talvez como sistema pudesse usar ou o Gurps 4ª para históricos mais detalhados, ou Savage Worlds que funcionaria muito bem também. E por que não, para os amantes do D20, fazê-lo no sistema DC Adventures, que usa a fórmula original de Mutantes e Malfeitores? Quem sabe usar até mesmo o original RPG de Watchmen, que foi um módulo para o sistema DC Heroes... O que importa é a temática, e a idéia não é jogar com os personagens principais, e sim com personagens que se inspiraram neles, ou que tenham resolvido por conta própria ser heróis do mundo real, no melhor estilo, assumindo inclusive que no seu mundo eles não existem.

Bom, voltando a série de hq's, Antes de Watchmen é comprovadamente mais um título de sucesso da DC para a linha Wathcmen, e vale a pena ser adquirido. Para minha surpresa, nem foi tão caro assim, e não só a qualidade das histórias, como a arte do série encanta os olhos. Recomendadíssimo, e espero que desfrutem como eu tenho desfrutado desse aclamado título da DC, trazido ao Brasil pela Panini Comics.
 
Let's Game!
 
Edson Sorrilha.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário