domingo, 9 de março de 2014

Sobre a Venda de Livros

Antes de entrar no assunto, uma explicação:

Eu tenho uma comunidade de "Leilão" de RPG no Facebook, a qual estou ajudando um amigo a vender os livros dele. Não irei receber um tostão pelas vendas (minha condição para ajudar) e só estou fazendo isso porque sei que o vendedor está parando de jogar.
Só para não ser chamado de hipócrita depois.

Seguindo:

Tenho uma politica pessoal: Eu NÃO vendo meus livros de RPG. Simples assim.
Já doei no RPG no Bobs, anos atrás, na época que frequentava, um "Livro do Mestre" e um "Livro do Jogador" (3,5) ambos em excelentes condições, mesmo sabendo que venderia bem, se eu quisesse.

Na mesma época doei uns 10 ou 15 livros de FC de autores como Isaac Azimov, Poul Anderson e outros, simplesmente porque não leria mais.

Algumas semanas atrás doei o meu Old  Dragon a um amigo, simplesmente porque eu não usava e o mesmo fará um uso melhor do RPG.

Explico essas coisas para que fique claro que não falo isso "da boca pra fora", mas simplesmente para ilustrar um ponto:

Eu tenho a certeza de que os livros doados serão lidos e bem-utilizados, se possível até jogados, por quem os recebeu. E é ESSA a função de um livro. Ser lido.

O valor de uma obra está no que vem escrito e não em como ele aparece na estante. Livro não é fetiche, livro não é (ou pelo menos não deveria ser) algo para exibir aos amigos. É uma fonte de informações, sejam regras, histórias ou, nem que seja, para serem lidos e se dizer depois "Cara, isso era realmente ruim".

Livros comprados como objetos de valor "inestimável" não prestam para nada além de juntar poeira. E acreditem, tenho uma biblioteca apinhada de pilhas deles que estou, aos poucos, me livrando.

Agora, o que tem ocorrido no mercado nacional de um tempo para cá é justamente o contrário: Livros estão virando objeto de desejo, mas poucos, realmente, na minha opinião, estão sendo usados. O que é uma pena.

E como sei disso? Pelo preço que tem sido pedido nos mesmos e, sobretudo PAGO pelos mesmos.

Quando vejo gente dar 300, 400 pilas em alguns deles, essa impressão só fica mais forte.
Hoje em dia, sem precisar recorrer à pirataria, a maioria dos livros pode ser comprado e, se for  o caso, impresso, por preços extremamente menores.

Se os valores pagos fossem por causa da utilidade da informação dentro do livro, muita gente, mas muita gente mesmo, não desembolsaria o que desembolsa. Sobretudo quando critérios como "excelente estado" por exemplo, chuta o valor de um RPG para uns 50 a 100% a mais. Não estando pessímo o estado, a ponto de desmanchar em uma lida, um livro não precisaria ter esse aumento.

Ok, todo mundo quer um livro bonitinho. Eu também, mas, sinceramente, se você encontra o mesmo livro, menos conservado, mas inteiro e sem se desmanchar, e seu objetivo principal é ler o treco, para que pagar tanto a mais?

Existem exceções, claro. Tem livros que são especialmente raros, que por nenhuma via se consegue aquela edição senão comprando um usado mesmo, etc. Ou livros novos que vem com "mimos" bacanas, que encarecem o produto, mas o cara quer aqueles brindes em especial.

Ok, nesses casos entendo, mesmo sabendo que o importante é o livro, e fazendo a conta do livro separado do que vem junto, se  o resto não for um absurdo, ok, mas sabendo o quanto estou pagando pelos "brindes". Mas tem de ser uma compra consciente, e não por impulso como vejo muita gente fazendo.

Há RPGs às quais somos especialmente apegados, e esses nos dispomos a pagar certo preço. Mas, vamos ser sinceros, quantos sistemas e livros são lançados anualmente e que você, eu ou qualquer um, realmente, REALMENTE pretendemos narrar ou, ao menos, ler?

Talvez não tantos, pois não?

E isso falando de livros novos, para quem gosta de acompanhar novidades.

Aí entra uma outra questão: E os livros antigos? Alguns nem como antigos podem ser classificados, são simplesmente velhos. Sistemas ruins, suplementos desinteressantes, que cairam em desuso, ou que outras coisas melhores os substituiram.

Outros são bons, mas existem bons PDFs deles, acessíveis e, de novo, sem precisar recorrer à pirataria.

Raros são os excelentes e realmente inacessíveis, até porque, nestes casos, é muito dificil um sistema realmente bom não ser encontrado por vias eletrônicas, hoje em dia.

Não condeno (nem posso) quem vende os livros por esses preços. O pessoal paga, o cara quer ganahr um troco, é direito dele. Ninguém, sejamos sinceros, vai ficar rico vendendo livros, quanto mais de RPG.

Nem quem compra, no sentido de que cada um sabe o que pode ou quer gastar.

Mas escrevo isso porque acho que, pelo menos nos casos de quem compra, tem sobrado animação e faltado um pouco de reflexão.

Se vale de algo, algumas dicas:

1)  Vou comprar algo, mesmo que supérfulo, em geral tenho um sistema que recomendo aqui: Eu não olho o preço de cara. Primeiro eu pergunto: "Quanto eu acho que isso vale?".

Se estiver próximo do preço imaginado, ok, posso prosseguir com outras perguntas até decidir se compro ou não. Mas se estiver muito acima, de cara já descarto. Afinal se eu acho que tal coisa vale "X", vou pagar 2X, 3X, para quê?

É um método que uso há anos e raramente deu errado. Já deixei de comprar coisas que realmente queria, e já comprei algumas porcarias por preço muito acima do que valiam,. mas de modo geral, funciona bem, então recomendo.

2) "Realmente preciso desse livro?" Ok, RPG é um hobby, então com excessão dos que realmente trabalham com RPG, "precisar" é sempre não. Mas fora isso, podemos precisar simplesmente porque queremos muito, então vamos reformular para "REALMENTE DESEJO esse livro?". Pense se realmente vai ler, se já não tem sistemas similares, se não pode comprar  o PDF antes para uma boa análise, etc. Muitos RPGs são simplesmente desnecessários ou não s~çao de nosso gosto. Então tenha em mente isso antes de gastar os tubos.

3) "Eu TENHO esse dinheiro?" . Esse papo de "me paga em 20 vezes" ou "Ah, vende teu rim para comprar" não são um sinal de que possa arcar com isso sem fazer falta. Ou, em paralelo, pense "O que mais eu podia fazer com essa grana?". Muits vezes o valor pago significa saidas a menos com uma namorada, alguns filmes a menos a serem assistidos e mesmo um ou mais livros de RPG que poderiam te interessar que serão deixados de ser comprados. Vale o custo? Pode pagar? Bom, isso é você que tem de saber, mas pelo menos PENSE e SAIBA antes de desembolsar.

4) Não tem item Quatro. Pelo menos que eu saiba.
Se você acha que o livro está a um preço justo, que terá utilidade para ele (se possivel para algo além de exibir na estante - (porque, francamente, se preocupar em impressionar amigos nerds é deprimente), e pode gastar, bom, aí é com você, mas pelo menos ´pensou a respeito.

Se alguém fizer direito e, quem sabe, deixar de comprar algo que não valia a pena, ou comprar algo sem se arrepender depis, por mim, já está de bom tamanho.

Mas lembre-se de uma coisa: Um livro é realmente valioso pelo que tem dentro dele, e se aquilo faz acender em você aquele calor bacana quando lê (ou relê). Se for um encalhe do Twerps de 10 reais, mas aquilo te divertir mais do que um encardenado de 20 anos daquele outro, que custa 1000 reais, dane-se. É para você e não para os outros que deveria comprar algo.

Por fim, um pedido: Quem puder (nem todo mundo pode, eu sei, por isso estou pedindo, somente), pensem em doar mais livros do que somente vender. Tem coisas que a gente não vai usar mais, mas que tem um amigo que pode gostar para cacilda. Ou que uma escola pode fazer bom uso (e não falo somente de RPG aqui).

Pode parecer bobagem. mas talvez para aquela pessoa ou instituição em especial isso faça uma tremenda diferença. Se fizer isso, saiba escolher para quem fará a doação, mas quem sabe por causa do mateiral que doou um novo grupo pode se formar, um novo autor cria algo bacana, ou, simplesmente, garantiu umas horas prazeirosas para outra pessoa que, por qualquer razão, jamais teria acesso àquilo se não fosse você.
Agregue valor de verdade ao camarote: Doe um Livro!
Algumas vezes isso pode fazer bem pacas, mas é com cada um de vocês decidir. Mas se ajuda, acho que a maioria de vocês é capaz de ser mais legal que o sujeitinho da foto aí em cima.  :O)

Abraços

Brega Presley

PS: Um adendo - O Davi Campino me passou uma comunidade de uma moçada que faz um belíssimo trabalho com livros. É o Sebo Solidário CELPI, que repasso aqui o link para quem se interessar.

Quem tiver mais alguma sugestão, por favor, deixa nas mensagens, assim a gente democratiza a informação.

Abraços (e valeu Davi).

3 comentários:

  1. Seguindo os hobbys... acho q tb vale para jogos de tabuleiro também...

    ResponderExcluir
  2. Fantástica postagem, passei os últimos dias pensando em levantar a discussão em algum grupo do FB, mas eis que surge este post. Parabéns.

    ResponderExcluir